Rio Cricket: o berço do tênis
O Rio Cricket guarda a tradição de ter sido o primeiro a sediar uma partida de tênis no Brasil, no ano de sua fundação, 1897, quando ainda era RC&AA. Embora o esporte tenha sido introduzido no país por engenheiros da Light and Power e da São Paulo Railway, já existiam famílias brasileiras que conheciam o tênis em decorrência das suas viagens à Europa. Pode-se dizer que o Rio Cricket, juntamente com o Wahallah em Porto Alegre, é o berço do tênis no Brasil, onde foram construídas as primeiras instalações para a sua prática.
Após sete anos da introdução do esporte no país, aconteceram os primeiros torneios chamados “nacionais”, mas, que, na realidade, eram estaduais, pois envolviam apenas dois estados na época que tinham acesso ao tênis, Rio de Janeiro e São Paulo. E, se no início os ingleses ganhavam sempre as competições estaduais de modo consecutivo, a partir do sexto torneio essa história se modificou, com o Brasil conquistando sua primeira vitória no tênis pelo talento de Maercio Munhoz, do Paulistano.
No início, os sócios do RC&AA praticavam o que se chamava na época de lawn tennis ou “tênis de grama”, nome esse que vigorou até o ano de 1960. Interessante destacar o vestuário utilizado para a prática do esporte, bem à moda inglesa, ou seja, com roupas impecavelmente brancas. As primeiras quadras foram construídas no terreno de Icaraí e inauguradas junto com o campo de críquete, em 1898.
Logo começaram os torneios, muito corriqueiros no RC&AA, tanto que, do primeiro jogo oficial de futebol no Estado do Rio, em 1901, a plateia era composta em sua grande maioria por tenistas. Em 1911, o Rio Cricket chegou a se filiar ao Lawn Tennis Association, uma instituição inglesa criada com o objetivo de não somente difundir o esporte, mas também as suas regras. O tênis era tão aclamado entre os sócios que, em 1914, a diretoria o elegeu como o “jogo para todas as temporadas”. Isso porque em qualquer hora do dia ou da semana existiam jogadores em quadra, praticando o esporte.
Depois do críquete, o tênis foi a segunda atividade esportiva mais praticada no clube. Mais tarde, com a introdução do futebol, os tenistas ainda se mantiveram religiosos às partidas e aos seus inúmeros torneios internos. Naquele tempo eram nove quadras e todas sendo utilizadas ao mesmo tempo. Não muito diferente de hoje em dia, com as quadras sempre muito bem frequentadas pelos sócios.
A reproduzir a história do passado, nos dias atuais o tênis é um esporte amplamente praticado por grande parte de seus sócios. Os torneios internos também movimentam as quadras e o ranking entre os sócios possibilita uma disputa salutar entre os tenistas, além das inúmeras confraternizações que acontecem em torno do esporte. A infraestrutura é cada vez mais moderna e adequada, como a inauguração do “Madeira´s Tennis Bar”, totalmente reformulado para abrigar os encontros dos praticantes desse esporte.
Em todo o momento o tênis vem sendo oxigenado dentro do Rio Cricket, com a introdução de jovens praticantes. O clube também possui esportistas com alto padrão técnico, muitos desses talentos construídos nas nossas escolas de tênis.