BEACH TENNIS chega ao Rio Cricket
Uma iniciativa da nova diretoria do Rio Cricket, presidida por Marcos Flávio Côrtes, trouxe o beach tennis para o clube no ano de 2017. Com o objetivo de estimular cada vez mais a presença do público feminino nas atividades esportivas do clube, a iniciativa não poderia apresentar melhor resultado. O BT tem despertado o interesse não somente das mulheres, como também dos homens, que são presença garantida.
Criado na Itália, em 1997, o esporte aportou dez anos depois nas areias de Ipanema, trazido por um turista italiano. No Rio Cricket, a contratação de uma professora para ensinar as técnicas e as regras do jogo ajudou na divulgação do esporte dentro do clube. Por ser um jogo dinâmico e facilmente praticado por qualquer pessoa, seja adulto ou criança, o esporte tem ganhado muitos adeptos no RCAA.
Guardadas as diferenças, o beach tennis é uma mistura de tênis tradicional com vôlei de praia, badminton e frescobol. A contagem do jogo é semelhante ao do tênis, com os jogos sendo realizados também em sets. Entretanto, esses sets se diferenciam quando a categoria é amadora ou profissional. Na primeira, o jogo se divide em um set com seis games, enquanto na profissional são dois sets de seis games, sendo o terceiro o time break.
A contagem é 15, 30 e 40 e um último ponto para fechar o game. Ao contrário do tênis, não existe vantagem e outra diferença crucial está na oportunidade de saque, sendo apenas uma no BT. Os jogos podem ser realizados em duplas ou simples, sendo a primeira mais comumente praticada. As categorias são masculinas, femininas e mistas.
Hoje existem cerca de 500 mil participantes da modalidade pelo mundo, com campeonatos mundiais.